A Programação de uma Viagem

Como comentei no "QUEM SOU EU" sou uma pessoa que ama viajar e para mim a viagem se inicia no momento em que decido o local de destino. Para mim viajar é, antes de tudo, programar a viagem e estudar um pouco da história do local que pretendemos conhecer.
Não sou adepta do roteiro fechado e que torna o viajante seu escravo, mas de uma organização mínima como forma de facilitar que os pontos turísticos mais interessantes possam ser visitados.
Ao conhecermos um pouco da história do destino a ser visitado passamos a enxergar os locais por outra ótica e passamos a extrair da viagem um maior aprendizado.
Considero interessante poder olhar a Casa Rosada em Buenos Aires e saber que hoje ela é pintada com tinta rosa mas que a sua cor original veio do fato de que há muito tempo ela era pintada com cal e sangue de boi que ajudava na impermeabilização das paredes (Fonte - Guia Viagem e Turismo Buenos Aires).
Não gosto de viajar com pacote turístico, exceto se houver grande vantagem econômica, pois me interesso por escolher a Cia Aérea, o vôo a ser utilizado, o hotel, o seguro viagem e tudo mais.
Ultimamente tenho adquirido as passagens por meio de agências de viagens. As minhas últimas experiências tem me demonstrado que, por vezes, as agências têm acesso a passagens mais baratas que aquelas disponíveis na internet.
No caso das passagens na agência estarem mais caras que na internet, é preciso avaliar qual a sua disponibilidade em resolver problemas como os gerados por cancelamentos de vôos. (Já tive problemas com a LAN que se tivesse que resolver sozinha acredito que teria perdido inúmeros dias no telefone só tentando resolvê-los).
Ao programar a viagem me utilizo na internet como ferramenta de pesquisa e de guias adquiridos em livrarias.
Procuro sempre conversar com diferentes pessoas que já visitaram o lugar de destino, como forma de ver as diferentes visões das pessoas sobre os mesmos lugares. Todo mundo tem um pouco para nos ensinar, nem que seja o que não fazer.
Hoje muitas comunidades criadas em sites de relacionamento facilitam essa troca de experiências e, ao menos ao me ver, devem ser visitadas.
Um bom exemplo é a comunidade Eu Amo New York do ORKUT - aconselho visitá-la caso esteja programando viajar para a Big Apple.
Ao conhecer um lugar visito os pontos turísticos mas procuro conhecer lugares não tão turísticos com o fim de conhecer como vive o nativo.
Estas são algumas dicas que talvez possam ajudar você a programar a sua próxima viagem.
Nos próximos posts falarei um pouco da forma como programei algumas viagens já realizadas, dando dicas sobre os locais visitados e como estou a programar a visita ao meu próximo destino.