Cancun fica no estado mexicano de Quintana Roo sendo uma cidade com foco turístico desde a sua fundação. Figurou como principal destino caribenho nas décadas de 80 e 90.
Em 2005 a cidade foi praticamente devastada pelo furacão Wilma o que fez com que grande parte dela passasse por uma remodelação a partir de então.
Hoje quem visita Cancun vê uma série de Hotéis novos totalmente preparados para receber o turista.
Muito em virtude da estrutura hoteleira, por muitos anos Cancun atraiu quase que com exclusividade os turistas que visitavam a região em busca de atrativos que, em grande parte, estão na Riviera Maya e não propriamente de Cancun.
Mas as coisas estão mudando um pouco e Playa del Carmen vem se estruturando cada vez mais, passando a atrair um bom número de turistas, principalmente europeus.
Ouvi dizer e pude confirmar in loco que em Cancun encontramos mais americanos e em Playa del Carmen mais europeus.
Planejei a viagem com o propósito de descansar em Cancun, recarregar as baterias MESMO. Por esta razão, no período em que estivemos lá, fizemos somente atividades próximas daquele local, deixando o restante dos passeios e atividades para o período em que estaríamos em Playa del Carmen.
Ficamos 5 noites em Cancun, neste período, além de curtir o sol e o mar, visitamos Isla Mujeres, Playa Delfines, Playa Gaviota Azul, Mercado 28, boate Coco Bongo e demos uma passada nos Shoppings La Isla, Las Plazas Outlet e Plaza las Américas.
Neste primeiro post falarei sobre Isla Mujeres e as praias que eu visitei em Cancun.
Neste primeiro post falarei sobre Isla Mujeres e as praias que eu visitei em Cancun.
Isla Mujeres: uma ilha que fica bem próxima à Cancun e que tem uma série de opções de lazer.
Pegamos o ferry da empresa Ultramar em Playa Caracol, no embarcadouro que fica quase ao lado do hotel Riu Cancun. Pagamos 330 pesos por pessoa a viagem redonda (como eles chamam) que seria ida e volta.
Só a travessia para Isla já vale o passeio, pois a cor do mar é fantástica.
A nossa idéia era curtir a praia e chegando lá caminhamos não mais que dez minutos até a Playa Norte que, segundo li, é talvez a praia mais bonita da ilha.
Realmente a praia é muito boa, tomamos um banho de mar fantástico. Muitas embarcações vão para aquela praia onde os passageiros aproveitam o banho de mar.
Alugamos espreguiçadeira e guarda-sol por 220 pesos e ficamos lá até as 15 horas quando nos dirigimos ao centro para passear pelas lojinhas de comércio local antes de pegar o ferry das 16 hs.
Logo que se desembarca do ferry à esquerda do pier há uma praia, não indico ficar ali, o pessoal pelo visto vai para lá com as suas famílias fazer a nossa boa e conhecida "farofada" e a coisa fica mais agitada, pode ser uma boa opção se a intenção for observar os costumes locais.
Há muita oferta de carrinhos de golfe para locação, eles são usados pelos turistas para dar a volta nessa pequena ilha. Imagino que deva ser um ótimo passeio.
Em Isla está o Parque Natural de Arrecifes Garrafón, todos chamam somente de Garrafón. É um parque lindo, bem estruturado, cheio de atividades como snorkel, caiaques, tirolesa, bike e nele se pode fazer o nado com golfinhos.
Como eu não queria nadar com golfinhos (desde quando vi um documentário mostrando a forma como eles são apartados das suas mães) preferi curtir a praia mesmo.
Além de atravessar de ferry você pode contratar passeios feitos por embarcações particulares que levam o turista à ilha com parada em pontos para a prática de snorkel ou diretamente ao Parque Garrafón com ou sem nado com gofinhos. Na verdade, há uma infinidade de passeios ao dispor do turista envolvendo a referida ilha.
No final do post deixarei o contato da Paula Cauduro, uma brasileira que trabalha com turismo receptivo em Cancun e que oferece todos esses passeios, é uma pessoa bastante séria e prestativa, sempre disposta a tirar dúvidas e auxiliar o turista, ela administra o grupo do Facebook Dicas de Viagem para Cancun, que muito me ajudou a organização da minha viagem.
Playa Delfines e Playa Gaviota Azul: Não poderia deixar de visitar a Playa Delfines que é onde está o famoso e disputadíssimo letreiro de Cancun, foram uns 20 minutos, ou mais, para tirar a foto abaixo. Valeu a pena, o colorido da foto ficou tão lindo quanto a cor do mar de Cancun.
Eu achei Delfines uma praia muito linda e um tanto quanto diferente da idéia que eu tinha de mar do caribe (aquele mar calmo), fica num trecho de mar mais aberto (não é uma enseada,) te dá uma sensação boa mas, naquele dia, o mar ali estava tão agitado que não tive coragem de entrar.
Visitamos a Playa Gaviota Azul que fica junto do Beach Club Mandala, também pelo fato de que era bastante próxima ao nosso hotel e achei incrível o quanto o mar pode mudar tanto em tão poucos metros. O mar ali já é um pouco mais agitado que o mar das praias da parte de cima do 7, mas o que me chamou a atenção foi a quantidade de vegetação que havia sido arrancada do fundo do mar e arrastada para a beira da praia. Algumas pessoas com quem conversei me explicaram que na semana anterior o mar havia estado bastante agitado por conta do vento forte o que fez com que essa vegetação que normalmente é barrada pelos corais chegasse até a praia. O interessante é que elas ficam na areia expostas ao sol mas sem gerar qualquer mal cheiro.
Essa vegetação não é sujeira, é da natureza, faz parte do mar, serve de alimento para muitos animais marinhos (em Akumal pude ver as tartarugas se alimentando dessa vegetação) e ela está no lugar dela. Não me venha dizer que as praias são sujas porque não é verdade mas é claro que impacta no visual do lugar.
Contato
Paula Cauduro - turismo receptivo em Cancun
Dicancun Tours dicancunprc@gmail.com
Todas as pessoas que ouvi dizer que fizeram os passeios com a Paula relataram que a experiência foi fantástica e que ela é uma pessoa bastante prestativa. Um turista relatou, inclusive, que ela os ajudou a resolver problemas que nem diziam respeito à ela.
Contato
Paula Cauduro - turismo receptivo em Cancun
Dicancun Tours dicancunprc@gmail.com
Todas as pessoas que ouvi dizer que fizeram os passeios com a Paula relataram que a experiência foi fantástica e que ela é uma pessoa bastante prestativa. Um turista relatou, inclusive, que ela os ajudou a resolver problemas que nem diziam respeito à ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário